Cataratas do Iguaçu – lado brasileiro

Tão certo como 1 + 1 = 2, vai ser a quantidade de posts que você encontrará na blogosfera dizendo que o lado brasileiro das Cataratas é o mais bonito ou que o lado argentino é o mais bonito. Você também encontrará centenas de blogueiros afirmando que não é bem assim e que tem que visitar os dois lados, porque ambos se completam.
Bom, quem me conhece sabe que eu não tenho meias palavras e já deixei bem claro o meu posicionamento aqui – desculpa Brasil, mas eu gostei mais do lado argentino. Para mim, nenhuma visão do lado brasileiro é equivalente à grandiosidade da Garganta do Diabo do lado argentino.
Mas, é aquela coisa – gosto não se discute. E também não quero ser a responsável por criar muitas expectativas nas pessoas, porque expectativa em excesso só atrapalha.
Se você tiver tempo sobrando, vá nos dois lados e faça sua comparação. Talvez você prefira um lado, talvez ame os dois. Bom, até hoje não conheci ninguém que não tenha ficado impressionado com as Cataratas, então espero de coração que você não faça parte desse grupo.
Para chegar no lado brasileiro, você pode usar exatamente os mesmos meios de transporte que usaria para ir para o lado argentino: carro, táxi, ônibus ou transfer. Aliás, se estiver de carro ou táxi e não for fazer o passeio do Macuco Safari, dá para ir nos dois lados no mesmo dia (eu começaria pelo lado argentino).
O lado brasileiro é menor e não tem tanta trilha como o lado argentino. Logo que você entra no parque, você já é direcionado para um ônibus de 2 andares que percorre uns 10 km até finalmente chegar nas Cataratas. Aí você faz uma breve caminhada e pronto! É água para tudo que é lado.
No início da caminhada
No início da caminhada
P1140232 - Copy
Uma coisa é certa – é no lado brasileiro que você tem mais interação com a água. Você pode ir andando por duas passarelas e tomar um banho (literalmente) com a água das cataratas.
Cataratas do Iguaçu
Não se preocupe, pois tem arco-íris e borboletas nos dois lados
P1140279
Outra coisa que me falaram é que o restaurante do lado brasileiro dá um banho no restaurante do lado argentino. Eu não tive a chance de comer lá, mas só me falaram coisas boas. E esse restaurante tem uma visão privilegiada das Cataratas também.
foz brasil
Mas se você só tiver tempo/dinheiro para visitar um lado, eu continuo insistindo que foi o lado argentino que fez meu coração bater mais forte.
* Emiti passagens com milhas para Foz do Iguaçu, mas recebi um apoio da Loumar Turismo em algumas coisas. Eles me ofereceram diárias no hotel Águas do Iguaçu e alguns transfers, entre eles o transfer do aeroporto, o transfer para compras no Paraguai, o transfer para as Cataratas do lado argentino e o transfer para as Cataratas do lado brasileiro. Todas as demais despesas foram pagas por mim. Os itens citados anteriormente podem ter sido cortesia, mas a opinião sobre todos os serviços testados é extremamente pessoal.