Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km da cidade de Cambará do Sul, em trecho sem asfalto e cheio de buracos, o Cânion Fortaleza impressiona bem seu tamanho e beleza.
O nome Fortaleza deve-se à configuração de suas paredes, entalhadas verticalmente na rocha, lembrando uma imensa fortaleza que se estende por cerca de 7 km de comprimento, por 2km de largura e uma profundidade de 900 metros. É um dos maiores cânion do Brasil.
O ponto mais alto do cânion, cujo acesso é feito pela Trilha do Mirante (3km de caminhada ida e volta), permite ver a cachoeira Fortaleza, além de quase toda a extensão do cânion e parte do litoral sul de Santa Catarina, já que o cânion fica na divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O percurso até o Mirante é bem fácil, mas é aconselhável utilizar tênis próprio para trilha, porque havia muita água e lama ao longo do trajeto.
Outra trilha que parece ser bem interessante é a que dá acesso à Pedra do Segredo, formação rochosa sustentada apenas por uma pequena rocha desalinhada do centro,
bem como à Cascata do Tigre Preto, que com suas três quedas atinge mais de 400 metros de altura.
Mas, comemos mosca e não fizemos essa trilha… que arrependimento!
O horário de visitação é de 8h às 17h, todos os dias. Não é cobrado ingresso para entrar e não tem estrutura como restaurante ou banheiros.